O Centro Cirúrgico é um lugar especial dentro do hospital preparado seguindo um conjunto de requisitos que o tornam apto à prática da cirurgia.

 Por ser um local restrito, o acesso ao público é limitado, ficando restrito a circulação dos profissionais que lá atuam.

 O Centro Cirúrgico do Hospital da Mulher e Maternidade Nossa Senhora de Fátima localiza-se no 1° andar. Sua estrutura física compreende: 8 salas cirúrgicas sendo uma delas estruturada para parto normal, vestiários de médicos e de colaboradores e também vestiário para os acompanhantes, sala pré-parto, sala de recuperação pós anestésica e sala de reanimação ao RN.

 O Centro Cirúrgico realiza em média 400 (quatrocentas) cirurgias mês, atendendo a especialidade institucional: cirurgia obstétricas e ginecológicas. A equipe que atua no centro cirúrgico estabelece uma coordenação com as demais equipes e serviços, oferecendo assistência adequada às necessidades do paciente.

 A equipe multiprofissional que trabalha no Centro Cirúrgico é composta pelo cirurgião, anestesista, pediatra, equipe de enfermagem (enfermeira, técnicas e auxiliares), instrumentadoras e limpeza cabendo a todos, atividades específicas. Temos uma equipe multiprofissional de plantão para atendimento das nossas pacientes sendo: obstetras, pediatras, anestesistas, enfermeiras e técnicas de enfermagem, e completando uma farmácia satélite destinada para o Centro Cirúrgico, para assim prestar uma assistência de qualidade e de segurança.

 O acompanhante das pacientes em trabalho de parto ou no momento do nascimento serão orientados pela equipe de enfermagem em como entrar, se vestir, como se portar e o que pode ser realizado dentro desta área crítica.


Observações:

 • A entrada na área crítica é permitida somente a pessoas devidamente paramentadas;
 • Não é permitido o uso de adereços (brincos, anéis, pulseiras, cordões etc), no interior do Centro Cirúrgico.

     

     

     

     








JSN Epic template designed by JoomlaShine.com